Skip to content

Código Plano Amigo:

Dicas para refrescar a casa no verão sem gastar muito

Dicas para refrescar a casa no verão sem gastar muito

No pico do verão, o calorzinho é convidativo a uns bons mergulhos com os amigos e umas tardes a trabalhar para o bronze…mas na hora de dormir, a conversa já é outra. Se a temperatura da tua casa sobe consideravelmente na estação alta, soluções como o ar condicionado ou outros aparelhos de refrigeração podem ser tentadoras, mas, geralmente, também contribuem para derreter a carteira. Para que possas viver o verão ao máximo, com a temperatura ideal dentro de casa, o Plano Amigo da Endesa reuniu algumas dicas para te ajudar a refrescar o ambiente sem gastar muito.

 

🌬️ Ventilação natural

Uma das formas mais simples e económicas de refrescar a casa é utilizar técnicas de ventilação natural: abrir as janelas em lados opostos da casa para criar corrente de ar, e fazê-lo em horários estratégicos, como as primeiras horas da manhã e o final da tarde, quando a temperatura está mais amena, é o primeiro passo. Durante o dia, quando o sol está alto, cobre o máximo possível a entrada de luz e calor, com cortinas opacas ou fechando as persianas.

 

💡 Ventilação eficiente

Existem várias formas de refrescar o interior da tua casa, e quando envolvem aparelhos elétricos, o ideal é apostar no uso mais eficiente possível.
Se recorres ao ar condicionado:

  • Garante que não cedes à tentação de uma temperatura demasiado baixa: o gasto de energia é muito superior e os efeitos de quebras de temperatura não são recomendados;
  • Evita abrir janelas ou portas durante a utilização para controlar o desperdício de energia;
  • Programa a utilização apenas para os momentos em que vais efetivamente desfrutar do fresquinho;
  • Aposta na manutenção regular do equipamento, com a limpeza dos filtros a cada 2 meses e substituição quando necessária;
  • Se o aparelho tiver modo “”Eco””, usa e abusa desta funcionalidade já preparada para otimizar o esforço, quer económico, quer ambiental.

Já as ventoinhas, ajudam a distribuir o ar fresco de forma uniforme. Se as colocares junto à janela aberta (depois do pôr do sol), ou com recipientes de água nas proximidades, poderás tirar mais partido deste aparelho.

Por fim, evita o uso de aparelhos capazes de gerar calor, como o forno, os computadores, as televisões e as lâmpadas incandescentes. Que melhor altura do ano para planos ao livre do que o verão?!

 

🌿 Ajuda da natureza!

Nas horas de aperto, a natureza não falha! Para criares um ambiente fresco em casa poderás sempre recorrer a plantas:

  • No exterior, junto às janelas ou varandas, cria uma barreira natural contra o calor, com plantas em vasos ou trepadeiras;
  • Cria zonas de sombra para minimizar a exposição solar em terraços ou varandas;
  • No interior, coloca plantas nas zonas comuns, idealmente das que tendem a libertar mais humidade e/ou oxigénio (ex. lírio-da-paz, samambaia ou espada-de-são-jorge).

Um truque adicional passa por colocares pequenas plantas em frascos de água pela casa: não só permite a propagação para futuros vasos como ainda resulta numa decoração bonita e refrescante!

 

Agora não faltam ideias para te pores ao fresco no mês mais quente do verão e ainda poupares uns trocos. E por falar em poupar, disso percebemos nós.
O Plano Amigo da Endesa é uma verdadeira brisa para a tua carteira: por cada amigo que tragas para a Endesa, poupam ambos 12€/ano na fatura de energia…e não há limites. Quantos mais amigos, mais poupas, até à fatura chegar a 0€! Desfruta do verão à temperatura perfeita enquanto poupas com a Endesa.